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Termos designer gráfico

guia_designerBaseado no vocabulário inglês, o mercado usa muito esses termos, mas bem que podíamos usar o nosso português para utilizarmos no trabalho, afinal, estamos é no Brasil.

  • Branding:
    Sustentação da identidade de uma marca de empresa, produto ou serviço; conjunto de ações destinadas à consolidação de uma marca no mercado.
  • Brainstorming:
    Técnica utilizada para gerar ideias. Consiste em uma discussão em grupo onde se externam, sem censura, todo tipo de associações que vierem à mente sobre determinado problema proposto. Objetiva obter dos participantes a maior quantidade possível de ideias para uma avaliação posterior. Geralmente é feita em conjunto por duas ou mais pessoas.
  • Briefing
    Resumo; série de referências fornecidas que contém informações sobre o produto ou objeto a ser trabalhado, seu mercado e objetivos. O briefing sintetiza os objetivos a serem levados em conta para o desenvolvimento do trabalho. Muitas vezes o designer auxilia em sua delimitação.
  • Broadside:
    Peça promocional impressa e dirigida a vendedores, distribuidores e varejistas com o objetivo de explicar como será a campanha de publicidade ou de promoção a ser lançada. Através de um Broadside, o revendedor toma conhecimento do produto e do apoio publicitário que terá para vendê-lo.
  • Budget:
    Orçamento; fazer provisão ou previsão.
  • BV:
    Abreviação de bonificação de volume (publicidade) ou de vendas (acompanhamento); comissão, em dinheiro ou em crédito, recebida em contrapartida ao volume de inserção de anúncios em veículos ou por acompanhamento de produção de material gráfico.
  • Deadline:
    Prazo final, fechamento e apresentação de projeto.
  • Diagramação:
    Conjunto de operações utilizadas para dispor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página de uma publicação ou em qualquer impresso de forma equilibrada, funcional e atraente, buscando estabelecer um sentido de leitura que atenda a determinada hierarquia de assuntos.
  • FreeLance:
    Pessoa que trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício, por tarefa.
  • Grid ou malha:
    Trama ou malha modular que serve como base para a construção de diagramas. Aplicado em relação a construção de um desenho e/ou diagramação.
  • House Organ:
    Publicação, usualmente no formato de revista ou jornal, editada para efeitos de comunicação institucional, podendo ter por objetivo tento um público interno à empresa ou um público externo.
  • Job ou trabalho
    Designação de cada trabalho específico feito para um determinado cliente, seja este permanente ou um cliente em potencial.
  • Logomarca:
    Identificação genérica habitualmente utilizada, sobretudo no meio publicitário, para sinais diversos de um programa de identidade visual, como logotipo, símbolo e marca.
  • Logotipo:
    Forma gráfica específica para uma palavra, de modo a caracterizá-la com uma personalidade própria. Elemento de identidade visual comumente denominado, abreviadamente, de logo. Marca comercial de uma empresa, constituída por uma ou mais palavras ou por um grupo de letras grafadas em desenho e estilo característicos.
  • Mock-up:
    Modelo de um produto ou embalagem em qualquer escala, utilizado para avaliações em geral e, muitas vezes, para produção fotográfica.
  • Pantone:
    Tabela universal de cores que associa cada tonalidade de cor a um código. Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.
  • Pop–up:
    Peça impressa dobrada que, quando aberta, projeta uma ilustração tridimensional.
  • Rough:
    Pronuncia-se râf; significa rascunho. Esboço inicial no planejamento gráfico de qualquer trabalho a ser impresso.
  • Sampling:
    Amostra grátis. Versão de determinado produto em uma quantidade reduzida, a ser de distribuída gratuitamente aos consumidores para motivar a experimentação.
  • Teaser:
    Peça promocional planejada para provocar a curiosidade sobre uma comunicação futura; chamadas anteriores ao lançamento de um produto, que, sem revelar o principal, atraem e criam expectativas.

Fonte: O Valor do Design: Guia ADG Brasil de Prática Profissional do Designer Gráfico.3a ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo; ADG Brasil Associação dos Designers Gráficos,2004.( páginas: 169-196).

 

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