Coleção Tremembé

Livros da Coleção Magistério Pé no Chão, do povo Tremembé.

Livros da Coleção Magistério Pé no Chão, do povo Tremembé.

A Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará-UFC, teve o imenso prazer em elaborar e produzir 14 volumes (1°. ao 14°.) dessa coleção do povo Tremembé,  tendo sido marcante o trabalho realizado na parte gráfica e no acabamento final. O lançamento aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFC.

A Coleção Tremembé é constituída por 19 livros, assinados por 36 professores graduados pela UFC em 2013, que faziam parte do Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), compondo a primeira turma de indígenas docentes formados em uma universidade no Nordeste e uma das primeiras do Brasil.

“É um excelente material inédito sobre a cultura Tremembé, com temáticas que vão dos saberes tradicionais aos aspectos da cosmologia, folclore, patrimônio, culinária e medicina”, opina o professor Babi Fonteles, coordenador do MITS e organizador da coleção.

A Coleção saiu com selo próprio “Magistério Pé no Chão”, criado no setor de arte da Imprensa. Vale ressaltar que os volumes têm impresso na contra capa, o selo de “venda proibida” por se tratar de trabalho custeado com recursos da União.

Fonte: Portal da UFC, noticias, 31 março 2016 e Imprensa.
Foto: Acervo Imprensa.